Os poucos cabelos grisalhos e a certidão de nascimento são as únicas coisas que associam Flavio Silvino à idade que completou no último dia 7 de abril: 40 anos.  O rosto ainda é de menino, e os cabelos, mantidos longos, como na época em que encarnou o terrível Matozão, filho mais velho da família Matozo, núcleo de vilões cômicos da novela Vamp.
Sucesso há 20 anos, o folhetim voltou a ser exibido, nas tardes do Canal Viva, da televisão fechada. Já a promissora carreira de Flavio foi interrompida por um acidente de carro, três anos após a apresentação da novela, em novembro de 1993. Foram três meses em coma, e outros tantos para reaprender a falar e andar. Contratado pela Globo desde então, participou de uma novela, Laços de Família, interpretando um rapaz com as mesmas limitações que ele. Desta época, lembra com grande carinho. Também não se cansa de agradecer por estar vivo.
Confortavelmente sentado em uma cadeira no espaçoso apartamento onde mora com a mãe e o irmão em Copacabana, ele recebeu a Contigo! Online para uma conversa sobre família, amigos e a vontade de voltar a atuar.

Família, família...
Flavio Silvino é filho do ator Paulo Silvino, conhecido por inúmeras participações em programas humorísticos da Rede Globo. Mesmo não morando com o pai, o tem sempre presente. No dia a dia, tem a companhia da mãe, Diva Plácido, e do irmão, João Paulo Silvino. Estes são considerados por ele seus melhores – e únicos - amigos.
“Eu dou graças a Deus por terem se passado 20 anos e eu estar aqui hoje como estou, tantos amigos meus se perderam nesse tempo...”, relembra. Alguns morreram, outros, simplesmente se afastaram. Ele explica: “Tive amigos de adolescência que morreram por mil e um motivos. Me chateia lembrar deles, mas não tanto, porque ainda estou aqui”. Já os da época da televisão: “Os antigos amigos saíram fora. Não sobrou um”.
Mesmo assim, nunca foi esquecido pela imprensa. O motivo, segundo ele, só pode ser um: “Eu plantei o bem. Se aqui você planta o bem, aqui você colhe o bem.

Vamp e Laços de Família
Flavio conta que não tem assistido novelas atualmente. A exceção, claro, é Vamp, da qual lembra com carinho. “Essa novela foi um trampolim para mim. Fez muito sucesso entre as crianças e adolescentes”.  Desde então, só consegue se lembrar de uma trama de destaque: Laços de Família, da qual participou. Mas ressalta: “Me marcou não pelo meu trabalho, mas pelo trabalho do Tony Ramos. Sou fã daquele cara”.
Perguntado se gostaria de voltar às novelas, responde imediatamente com um “Claro!”. Com contrato na emissora, não poupa elogios à Globo: “Eu tenho muita gratidão a eles, que nunca me deixaram faltar nada”.

Vida adulta
Quando se acidentou, estava com 23 anos. Não podia, claro, imaginar as voltas que sua vida daria: “A imagem que eu tinha minha com 40 anos era completamente diferente da minha imagem real hoje”. “Graças a Deus consegui escapar daquele acidente maldito. Se não pensasse nos meus 40 anos, nem estaria aqui”, contou, reforçando que vive um dia por vez. “Deixo a vida me levar. Não faço grandes planos”, embora assuma que os 20 anos de Vamp e seus 40 anos o tenham feito refletir sobre passado e futuro.
Ele garante que nunca teve a intenção de virar um ícone para pessoas na mesma condição: “Não tenho interesse nenhum nisso. Deus me livre!”.

Diversão e arte
Fotografia e Internet são as principais formas de diversão para Flavio, que se define como “muito caseiro”. Na rede, faz pesquisas, que variam com a curiosidade do dia. Já a lente da câmera foca principalmente a natureza, registrada nas caminhadas que faz três vezes por semana na Lagoa Rodrigo de Freitas. E, com um sorriso, revela que algo mais atrai a atenção de seu registro: “As mulheres bonitas. Principalmente elas!”.

Música e lembranças de infância
O apartamento onde vive com a família é mais do que um imóvel bem localizado. “Voltei de Cabo Frio para o Rio porque herdei esse apartamento da minha avó. Cresci aqui, cada metro quadrado significa muita coisa na minha vida”. Ele conta que são muitas as lembranças da infância passada ali, e que jamais venderia a residência da família.
Flavio chegou a iniciar uma carreira como cantor, e agora busca retomar a música em sua vida: “Gravei em Cabo Frio, com um primo, uma versão da minha música Cuidado. Eu canto, ele faz a parte instrumental”.  E avisa: “Procura-se gravadora!”.

Perguntado se gostaria de falar algo, deixar um recado, Flavio não titubeou: “A todas as pessoas que gostam de mim, que acreditam em mim e rezaram por mim: fiquem com Deus”.