VAMPIROS

Vampiros são seres mitológicos ou folclóricos que sobrevivem alimentando-se da essência vital de criaturas vivas (geralmente sob a forma de sangue), independentemente de serem mortos-vivos ou uma pessoa viva. Embora entidades vampíricas tenham sido registadas em várias culturas, possivelmente em tempos tão recuados como a pré-história, o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental, embora variantes locais sejam também conhecidas por outras designações, como vrykolakas na Grécia e strigoi na Roménia. Este aumento das superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria em massa, resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo.
Embora mesmo os vampiros do folclore balcânico e da Europa Oriental possuam um vasto leque de aparências físicas, variando de quase humanos até corpos em avançado estado de decomposição, foi em 1819, com o sucesso do romance de John Polidori The Vampyre, que se estabeleceu o arquétipo do vampiro carismático e sofisticado; este pode ser considerado a mais influente obra sobre vampiros do início do século XIX, inspirando obras como Varney the Vampire e eventualmente Drácula.
No entanto, é o romance de 1897 de Bram Stoker, Drácula, que perdura como a quinta essência da literatura sobre vampiros, e que gerou a base da moderna ficção sobre o tema. Drácula inspirou-se em mitologias anteriores sobre lobisomens e outros demónios lendários semelhantes, e "deu voz às ansiedades de uma era", e aos "medos do patriarcado vitoriano. O sucesso deste livro deu origem a um género distinto de vampiro, ainda popular no século XXI, com livros, filmes, jogos de vídeo e programas de televisão. O vampiro é uma figura de tal modo dominante no género de terror que a historiadora de literatura Susan Sellers coloca o actual mito vampírico na "segurança comparativa das fantasias de pesadelos".
Curiosidades da Novela
  • Teve média geral de 62 pontos.
  • Vamp foi reprisada onze meses após seu término, entre 4 de janeiro e 2 de julho de 1993, na Sessão Aventura, as 16:15, em 130 capítulos, tendo sido a última novela apresentada na faixa, com grande sucesso, e, média geral de 40 pontos no Ibope.
  • A cantora Paula Toller, sex symbol brasileira, da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, foi a primeira convidada para interpretar Natasha, mas recusou o convite.
  • Em uma das cenas da novela, o ator Ney Latorraca, como Conde Vlad, dança uma coreografia mórbida da canção Thriller, de Michael Jackson, no cemitério.
  • A história se passa em Armação dos Anjos, cidade fictícia do litoral do Rio de Janeiro. Todas as cenas de praia foram gravadas em Búzios. O elenco jovem se reunia sempre por lá, cenário da pousada do capitão Jonas Rocha, personagem de Reginaldo Faria.
  • Até hoje, a novela é uma das maiores referências do vampirismo brasileiro, ao lado da música Doce Vampiro, de Rita Lee, apesar do surgimento recente de autores de livros vampirescos como André Vianco.
  • Vamp tinha referências a vários filmes e livros vampirescos de forma indireta, como a A dança dos vampiros, Os garotos perdidos, A hora do espanto, O Vampiro Lestat e Drácula de Bram Stoker, entre outros.
  • A novela fez referências ao filme Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola, que estrearia um ano depois. Isso ocorreu na cena em que Ms. Penn Taylor (Vera Holtz) fala do filme pro seu pupilo, Augusto Sérgio (Marcos Frota), por telefone.
  • Simao, o Coalho(Evandro Mesquita) é uma brincadeira com um filme brasileiro: Simao , o Caolho
  • O Circo Planador de Simão (Evandro Mesquita) é uma referência ao Circo Voador.
  • A familia Rocha é uma homenagem à familia Von Trapp de A Noviça Rebelde. A primeira cena aonde os filhos de Jonas aparecem vestidos uniformizados e param todos rigidos como se estivessem no exercito é igual a cena do filme aonde Maria conhece os filhos do capitão Von Trapp. Todos os filhos de Carmem Maura são homenagens à personalidades ou personagens importantes da historia. Lena - Helena de Troia Scarlett - Scarlett O'Hara de E o vento levou Dorothy - Dorothy Gale de Mágico de Oz Leon - Leon Tolstoi, escritor russo; Rubinho - alusão a Rubem Fonseca e Sig - Sigmund Freud
  • Jonas(Reginaldo Faria) e Carmen(Joana Fomm) são viuvos e têm 6 filhos cada. Isto é uma alusão ao filme Os Meus, os Seus e os Nossos
  • As ex-esposas do Matoso, Telma e Luiza, são referencia ao filme Thelma e Louise, que tinha sido um grande sucesso na epoca...
  • O padre garotão(Nuno Leal Maia) é uma alusão ao filme Mudança de Habito, aonde uma corista de indole duvidosa se esconde num convento disfarçada de freira pra não ser encontrada por bandidos que querem mata-la...
  • Vamp tem alusões ao Os Garotos Perdidos (The Lost Boys), dirigido por Joel Schumacher em 1987. A história do filme se passa num ambiente de praia(a exemplo de Vamp) e relata, dentre outros, uma história de uma gangue de motoqueiros vampiros que aterrorizam os jovens da cidade (Vamp tinha também personagens motoqueiros e encrenqueiros, a exemplo de Matosão).
  • A novela possuiu títulos provisórios: Os vampiros vão atacar, Sangue Preto, Azul Veneno e Crepúsculo.
  • O figurino dark da novela foi bastante inovador, nada devendo aos dos filmes de Hollywood), sem falar das músicas darks incidentais, compostas por André Sperling.
  • Outra inovação foram as lágrimas de sangue dos "darks" da novela.
  • Vamp fez sucesso também em Portugal, Venezuela, República Dominicana, Chile, México e Peru.
  • Vamp fez tanto sucesso na Venezuela, que a RCTV chegou a lançar promoção na época, além de entrevistar Cláudia Ohana, que protagonizou a novela e ganhou admiração do público venezuelano. Além dela, outros dois atores da novela bem conhecidos dos venezuelanos eram Reginaldo Faria, por causa das novelas Ti Ti Ti e Vale Tudo, e Joana Fomm, pelas novelas Dancin' Days e Tieta.
  • Alguns atores de Vamp são parentes. Bel Kutner é filha de Paulo José. O diretor Jorge Fernando é filho de Hilda Rebello e tio de João Rebello.
  • Claudia Ohana, que interpretou Natasha, cantou ela mesma, a música Sympathy for the Devil dos Rolling Stones.
  • Primeira novela dos atores André Gonçalves e Fernanda Rodrigues, hoje atores consagrados.
  • A novela trouxe de volta Inês Galvão, que não atuava desde Bebê a Bordo.
  • O ator Flávio Silvino, o Matosão, sofreu um grave acidente que culminou em um traumatismo craniano deixando-o em coma profundo por dois meses e meio, mesmo ficando com algumas sequelas depois do coma, escreveu o livro Vida que foi lançado pela Editora Idéia Metro onde ele conta suas experiências de vida.
  • Na época, foi lançado um álbum de figurinhas, com os personagens da novela, que virou um grande sucesso. Bem como uma trilha sonora complementar, Rádio Corsário, com as músicas que tocavam na rádio da novela.
  • VEJA OS VAMPIROS